terça-feira, 5 de abril de 2011

O Morro dos Ventos Uivantes

A história é contada pela governanta, testemunha ocular de todos os acontecimentos, ao inquilino de uma das propriedades do personagem principal Heathcliff, em Yorkshire, Inglaterra.
No começo da trama, o pai dos irmãos Hindley e Catherine, retorna de uma viagem a Liverpool e traz consigo um pequeno órfão, que todos acham ser cigano, ao qual denominam Heathcliff. Toda a atenção que o pai demonstra ao menino desperta o ciúme em Hindley, pois acha que está perdendo a afeição do pai para o taciturno e reservado forasteiro. Já sua irmã Catherine inicia uma relação de camaradagem e amizade com Heathcliff.
Na adolescência, após a morte de seus pais, a crueldade e ódio de Hindley aumentam cada vez mais, provocando diversas humilhações à Heathcliff, que se torna bruto e melancólico. A amizade entre ele e Catherine se transforma em amor e encontra vários obstáculos. Voluntariosa e caprichosa, Catherine fica dividida entre o selvagem e indomavél Heathcliff e o rico e gentil cavalheiro Edgar Linton. Magoado, Heathcliff vai embora e Cathy casa-se com Edgar. Após alguns anos, o amor antigo de Catherine retorna, com a aparência de um cavalheiro e disposto a vingar-se de todos.
Heathcliff inicia sua trama cortejando Isabella, irmã de Edgar, com quem foge para casar. Ao voltarem para a região, Catherine fica atormentada com sua presença, ela adoece e morre ao dar à luz. Heathcliff se desespera com a morte de Cathy, mas mesmo assim persiste em seus planos de vingança até a geração seguinte, envolvendo o filho que teve com Isabella, a filha de Catherine e Edgar, e o filho de seu maior rival, Hindley.

O Morro dos Ventos Uivantes foi lançado em 1847, único romance da escritora inglesa Emily Brontë. Teve várias adaptações para o cinema.
Curiosidade: a música “Wuthering Heights”, de Kate Bush, sucesso na década de 70, foi inspirada neste romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário